terça-feira, 19 de junho de 2012

PAC2: 95 MUNICÍPIOS CEARENSES ESTÃO APTOS A RECEBER RETROESCAVADEIRA


95 municípios cearenses que ainda não foram contemplados com máquinas retroescavadeiras pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) tem até o dia 18 de setembro para visitar o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário e preencherem a carta consulta que garante a participação segunda fase da ação do governo federal. Segundo dados do ministério, 4.855 prefeituras em todo Brasil estão aptas a concorrerem a uma das 3,5 mil retroescavadeiras do governo federal, além de 1,3 mil motoniveladoreas.
O cadastro deve ser feito pelas prefeituras interessadas e que se enquadram nos seguintes critérios: possuir menos de 50 mil habitantes e estar fora de regiões metropolitanas, ter maior participação da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) do município e contar com maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais. “A intenção da presidenta Dilma é universalizar do atendimento”, defende o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues.
“É importante o prefeito, a equipe do prefeito, os movimentos da sociedade civil, os colegiados territoriais possam fazer um grande mutirão no sentido de estimular para que a prefeitura possa se cadastrar. Nesse sentido, o cadastramento no site do ministério fica aberto por três meses, vai de 15 de junho até 18 de setembro, então há um tempo suficiente para que as prefeituras possam se cadastrar, e, para isso, é fundamental que haja já nesse momento a sensibilidade do poder executivo”, reforça.
Histórico
No final de dezembro passado, o governo federal entregou retroescavadeiras a 56 municípios do Estado do Ceará, que chegou a ocupar a nona colocação no eixo de ação do PAC2. Pelos números do MDA, com a entrega da primeira etapa das 56 retroescavadeiras, foram beneficiadas mais de 1,2 milhão de pessoas, sendo 102,8 mil agricultores familiares.
“Esta é mais uma ação do governo Dilma, através do PAC 2, em benefício dos pequenos produtores rurais”, parabeniza o vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). “Somente na compra destes equipamentos, que vão ajudar na recuperação das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção rural foram investidos R$ 10 milhões”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário