quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Parceria qualifica 1.500 profissionais de saúde

Ministério da Saúde e  Hospital Sírio-Libânes realizam cursos que têm como foco a gestão do SUS. A meta é formar 11.400 profissionais de todo o País até 2014

Parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libânes promove a qualificação de 1.500 profissionais da rede pública de saúde de 10 regiões de saúde: Aracaju, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal e Vitória. Serão realizados três cursos, dentro do projeto Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional levando em consideração valores e a aplicação do conhecimento na solução de problemas do SUS. A aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira (22), pela manhã, por videoconferência.

O projeto filantrópico “Gestão da Clínica no SUS” integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio 2012-2014.A meta é envolver 70 regiões de saúde do País e ofertar 11.400 vagas até 2014. O Hospital Sírio-Libânes está investindo no projeto R$ 50,8 milhões.

De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales, o principal objetivo do projeto é capacitar gestores e profissionais de saúde que atuam nos hospitais públicos, criando uma rede colaborativa de gestão hospitalar.  A capacitação permitirá que os profissionais aprimorem a assistência e o cuidado em saúde bem como a racionalização de custos, redução de danos e em outros processos como internações e complicações.

“É fundamental que o Brasil avance na capacidade de regular todo o processo de hierarquização e de acesso ao SUS, estabelecendo condições para a atenção à saúde de uma maneira integral. Que os princípios sejam garantidos e fundamentalmente a otimização em recursos em saúde, direcionando o perfil assistencial das unidades, a composição e a estruturação da rede”, destacou.

O período letivo dos três cursos começou hoje e termina dia 5 de junho de 2013, com um período de recesso entre 13 de dezembro de 2012 e 18 de fevereiro de 2013. A carga horária será de 360 horas, sendo: 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho a distância. Os cursos de especialização são orientados por competência profissional e utilizam abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em equipes, a educação a distância e a avaliação baseada em critérios.

Segundo o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, o Projeto Gestão da Clínica no SUS se insere como uma das estratégias de fortalecimento e consolidação do SUS e visa à melhoria da qualidade e da segurança na atenção à saúde. “Esperamos que essa experiência educacional contribua concretamente para o crescimento pessoal e profissional dos nossos profissionais da saúde.”

Para o superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libânes, Gonzalo Vecina,a educação é transformadora para os dois lados envolvidos, se referindo à aquele que aprende e aquele que ensina.  “Nós precisamos disso (educação) para o SUS e para isso nós temos que agregar o conhecimento. O desafio é levar conhecimento num País desse tamanho”, afirmou.

A abertura nacional dos cursos do Sírio Libânes (Gestão da Clínica, Regulação em Saúde e Formação de Preceptores para o SUS) contou com a participação dos secretários da SGTES, Mozart Sales, da SAS, Helvécio Magalhães, da SE, Márcia Amaral, gestores estaduais e municipais das regionais  selecionadas,  representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libânes, Vivian Abdalla Hannud, do superintendente Corporativo do Hospital Sírio-Libânes, Gonzalo Vecina, do diretor de Ensino do Instituto Sírio-Libânes de Ensino e Pesquisa, Roberto Padilha, além dos 1.500 alunos.

Fonte: Ministério da Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário