quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza assinaram ontem carta-compromisso

Dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza assinaram ontem carta-compromisso proposta pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce). Elmano de Freitas (PT) e Renato Roseno (Psol) se comprometeram a seguir a plataforma com quatro eixos, que envolvem melhorias na relação entre gestores e servidores municipais, bem como para a população. O compromisso foi firmado ontem, durante o II Colóquio Estadual por um Município Decente e Democrático, realizado no Hotel Praia Centro.

De acordo com a presidente da Fetamce, Enedina Soares, a carta compromisso será lembrada depois das eleições. “Queremos que eles assumam compromisso com os servidores municipais. Após eleito, caso haja dificuldade no cumprimento de algum compromisso, nós cobraremos usando todos os mecanismos, como paralisações, se não houver diálogo, e greves, se forem necessárias”, afirmou.

Como Enedina explica, a plataforma já foi lançada em nível nacional e ontem ocorreu o lançamento estadual. A partir de agora, cada município terá uma solenidade para que candidatos em todo o Estado sejam convidados a assinar a carta-compromisso. Ao todo, compareceram ontem 11 candidatos a prefeitos em todo o Estado, sendo que sete assinaram a carta-compromisso. Cerca de 40 candidatos a vereadores também prestigiaram a solenidade.

Os quatro eixos são: Trabalho Decente no Serviço Público Municipal; Transparência e Democracia Participativa na Gestão Local; Políticas Públicas Sociais de Combate à Pobreza Municipal; e Gestão Local para a Sustentabilidade. “Queremos discutir com a sociedade e com os candidatos a possibilidade de um município que considere esses quatro eixos fundamentais”, explicou.

Durante o Colóquio, várias ideias foram apresentadas em cada um dos eixos. No caso do primeiro eixo, que envolve o trabalho dos servidores, ela cita que a categoria não tem direito à negociação coletiva, muitos sindicatos não são reconhecidos por muitos gestores, não têm planos de carreira e recebem menos que um salário mínimo. “A gente luta pra ter um trabalho decente no serviço público”.

Eixos

1. Trabalho Decente no Serviço Público Municipal: tem o objetivo de aprimorar negociações entre gestores servidores

2. Transparência e Democracia Participativa na Gestão Local: pretende estimular ferramentas de participação popular

3. Políticas Públicas Sociais de Combate à Pobreza Municipal: cobra propostas para redução da miséria, principalmente no Interior

4. Gestão Local para a Sustentabilidade: propõe que o cuidado com o planeta comece pelos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário