segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JERÔNIMO REIS E VICENTE BRAGA ASSUMEM PREFEITURA DE ICAPUÍ


Nesta segunda-feira (28), Jerônimo Reis (PT) tomou posse do cargo de Prefeito de Icapuí, cidade localizada no Litoral Leste do Estado do Ceará. Após a diplomação, no Plenário da Câmara de Vereadores, o prefeito e o vice-prefeito (Vicente Braga) discursaram num palco montado em frente ao prédio do legislativo e falaram sobre “a esperança de dias melhores” e “a reconstrução” da cidade.
No último dia 13 de novembro, Jerônimo Reis venceu a eleição suplementar com 6.650 votos (61% dos votos válidos). A disputa foi contra uma candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE /CE) e outra lançada à beira do processo eleitoral.
A eleição suplementar foi realizada por conta da cassação, em setembro deste ano, do então prefeito José Edilson da Silva (PSDB) e de seu vice-prefeito, Heverton Costa, por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008.
Nova gestão
Para Jerônimo Reis, os principais focos da mais nova gestão petista serão a “reconstrução do sistema de saúde” e o retorno de uma administração popular. “Passamos o projeto de recuperação do hospital municipal e estamos passando os projetos de revitalização e reconstrução de quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para o governo federal”, informa Reis que esteve em Brasília na semana passada.
Além disso, o novo prefeito já estabeleceu canais de interlocução com a juventude e com as lideranças comunitárias. Historicamente, o PT de Icapuí está diretamente ligado aos movimentos populares, os quais iremos ouvir sempre e dar total apoio. E, vamos utilizar, também, do espaço do programa Câmara Itinerante [do legislativo municipal] para ouvir as demandas da população mais carente”, disse.
Nem metade
Sobre o apoio dos parlamentares aliados com a presidente Dilma Rousseff, Jerônimo disse que muitos deputados votados no município “não se interessam e nem tem feito metade do que os deputados José Guimarães e Dedé Teixeira fizeram por Icapuí”.
“[José Guimarães] É um deputado [federal] que tem estado muito presente conosco, já ganhou o título de cidadão e está sendo um companheiro de luta ao abraçar o papel de interlocutor no resgate da imagem que Icapuí foi um dia”, defende Reis.
História
Icapuí foi uma referência do modo petista de governar durante a década de 90. Na gestão de Francisco José Teixeira, mais conhecido como Dedé Teixeira (1989-1992/1997-2004), a cidade foi a primeira no Nordeste a implantar o Orçamento Participativo e obteve o reconhecimento da UNICEF pelo mérito de ter colocado todas as suas crianças na escola.
“Nos últimos sete anos, sob o comando do PSDB, a cidade viu destruídas todas as políticas públicas participativas e democráticas”, avalia Dedé. O atual deputado estadual também aponta o sucateamento da saúde e a piora vertiginosa de praticamente todos os índices econômicos e sociais do município como desafios para serem enfrentados pela atual gestão municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário