segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Para Padilha, Elmano é a certeza de avanços na saúde de Fortaleza

Foto: Fábio Lima
O ministro da Saúde do governo Dilma, Alexandre Padilha, esteve no último sábado (22/09) em Fortaleza para manifestar seu apoio ao candidato do PT a prefeito da capital, Elmano de Freitas. Para Padilha, Elmano é o candidato que representa a certeza de avanços na área da saúde de Fortaleza. Após conversas com o candidato, o ministro disse, em entrevista, estar convencido de que, para Elmano, a saúde será prioridade na administração da cidade.

“A Unidades de Pronto Atendimento, por exemplo, são uma grande prioridade para Elmano. Elas já estão funcionando em todo o Brasil. Já tivemos 2 milhões e 100 mil  brasileiros atendimentos”, comentou Padilha, minutos antes de participar do lançamento do programa de governo de Elmano. Em entrevista, o candidato do PT informou que vai construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em cada uma das seis regionais da cidade. As UPA são unidades de complexidade intermediária instaladas em locais estratégicos das cidades e que funcionam nas 24 horas todos os dias. É um projeto do governo do PT a nível federal e que está sendo implantado em várias regiões do Brasil.

Padilha apontou que a gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) promoveu avanços significativos na saúde pública. “Antes, não havia as unidades de atendimento psicossocial nem havia o Hospital da Mulher”, destacou. Entre as propostas de Elmano para a saúde, Padilha elogiou a iniciativa de colocar todas as unidades básicas de saúde para funcionar no período da noite. Segundo ele, é mais uma prova da prioridade que Elmano confere à saúde pública de Fortaleza. “A prioridade que o Elmano tem dado às UPA 24h e o projeto dele de colocar os postos de saúde para funcionar à noite mostra que saúde é prioridade para ele e estou confiando muito nisso”.

Priorizar a saúde é fundamental para alcançar avanços na área, segundo Padilha. O ministro comentou que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, disponibiliza recursos para manutenção e investimento em saúde para todos os municípios. O que faz a “diferença”, segundo ele, é ter um prefeito que prioriza a área da saúde em sua gestão. “E o Elmano tem capacidade técnica e sensibilidade para isso”, afirmou. No diálogo com a população em comícios recentes, Elmano já afirmou que considera a saúde o seu maior desafio no comando da Prefeitura. Tanto que, segundo ele, seu primeiro ato como prefeito será a convocação de concurso público para contratação de mais médicos e de outros profissionais de saúde. Confira abaixo um resumo das propostas de saúde que constam no programa de governo da coligação Pra Cuidar das Pessoas:

Além da contratação de mais médicos e demais profissionais de saúde...

·         Dobrar o número de equipes do Programa Saúde da Família, saindo das atuais 255 para 510

·         Manter o funcionamento do Hospital da Mulher

·         Implantar mais seis Centros de Atenção Psicosocial (CAP)

·         Implantar mais 102 leitos hospitalares

·         Ampliar a prevenção, redução e tratamento do uso do crack e outras drogas


Fonte: com informações de www.elmano13dopt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário