sábado, 26 de maio de 2012

Prefeito reafirma compromisso de eleger o vice em Tabuleiro do Norte


O prefeito de Tabuleiro do Norte, Ednardo Maia (PMDB), confirmou, neste sábado (26), que irá apoiar o nome do atual vice, Marcondes Moreira (PT), para prefeito na próxima campanha eleitoral, que se inicia em julho. A declaração aconteceu durante a comemoração dos 32 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, evento que contou a presença dos deputados José Guimarães (PT-CE) e Dedé Teixeira (PT-CE).

"Ninguém é obrigado a cumprir promessa, mas é obrigado a honrar o compromisso", afiançou o atual prefeito, que indicou Damião, que é caminhoneiro para formar a "chapa vitoriosa" com o petista. Tabuleiro do Norte é conhecida nacionalmente pela hospitalidade em receber caminhoneiros que cruzam o Brasil de Norte a Sul diariamente. Pela característica peculiar do município, a apresentação de projetos que potencializem a atividade é vista como definidora do processo sucessório.

Em seu discurso, o deputado José Guimarães elogiou a atitude do atual prefeito em cumprir uma promessa assumida em cima de palanque, e lembrou que muitos outros prefeitos no Ceará não tiveram a mesma decisão quando chegou o momento de indicar o PT como sucessor. "É muito bom ter o PT no palanque, os nomes da Dilma e do Lula, mas para estar conosco tem que ter o mesmo compromisso que o prefeito Ednardo teve", completou Dedé.

O vice-líder do governo Dilma na Câmara também citou o empenho do governo federal em combater os efeitos da estiagem prolongada. Além das ações emergenciais, que envolvem o abastecimento por meio de carros-pipa, o bolsa-estiagem e a antecipação dos recursos do Garantia Safra, José Guimarães ainda informou que negocia com o Planalto as dívidas rurais.

Na última semana, por exemplo, Guimarães, que é coordenador da bancada nordestina no Congresso Nacional, esteve reunido com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e com o secretário executivo Nelson Barbosa (Fazenda). Na pauta, a votação da MP da Seca (MP 565/12), enviada pelo Planalto e relatada por Walter Pinheiro (PT-BA), que trata das dívidas assumidas por agricultores e produtores rurais junto ao Banco do Nordeste do Brasil.

Além da postergação da quitação da dívida para até cinco anos, a contar de 2013, José Guimarães negocia a remissão da dívida de que trata a Lei 12.249/10 . O perdão poderá beneficiar, segundo ele, 149 mil agricultores que se encontram na área de atuação da Sudene, além de não atingir os ativos do banco público.
Obras

O vice- líder do governo Dilma no Congresso Nacional ainda aproveitou o ato político para levar informações sobre as obras e os programas do governo federal que atendem a região do Vale do Jaguaribe. Segundo informou, a barragem Figuerêdo, obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi paralisada após investigação que apontou o DNOCS teria desviado recursos públicos.

Considerada "fundamental" para o desenvolvimento da região, o parlamentar lembrou do esforço dele, ainda enquanto membro da Assembleia Legislativa, e do ex-deputado estadual Eudoro Santana em viabilizar a obra. Citou, ainda, emenda parlamentar no valor de R$ 8 milhões destinada ao saneamento básico do município e ainda o esforço que vem realizando para viabilização de um pólo industrial e de um centro de apoio aos caminhoneiros.

Bastidores

Além de começar um tanto atrasado, devido a visita do deputado José Guimarães à fábrica de Molas Tabuleiro, o ato político petista começou um tanto esvaziado. O motivo da ausência de muitos militantes, que foram chegando aos poucos, foi um evento do governador Cid Gomes em Limoeiro do Norte.

Pelo choque de horário, algumas cadeiras começaram vazias na comemoração do PT, embora tenham sido todas preenchidas antes da fala do parlamentar cearense no Congresso Nacional. Lideranças políticas de Missão Velha, cidade localizada no Cariri, extremo Sul cearense, foram apenas algumas das presenças que se fizeram presentes no evento.

Fonte: www.guimaraes.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário