quinta-feira, 26 de abril de 2012

A lição das creches


As pessoas se surpreendem quando eu digo que as creches públicas que estamos colocando em funcionamento nos bairros mais pobres não deixam a desejar, em relação às creches privadas. Quando vão conhecer, ficam ainda mais admiradas.
A arquitetura é toda pensada na segurança e na saúde das crianças, do piso das salas às áreas de lazer, dos banheiros ao refeitório.
São cinco refeições por dia com frutas, legumes, alimentos proteicos e energéticos. As crianças matriculadas nas unidades de ensino infantil ganham mochila, short e blusa. Todo o pessoal selecionado para trabalhar é treinado e tem amor ao que faz. Até a ambientação está sintonizada com o projeto pedagógico. Dá gosto ver!
No nosso governo, o número de vagas em unidades de educação infantil aumentou em mais de 100%, passando de 55 unidades, em 2005 – todas fechadas ou com atendimento precário – para 139, em 2011. São 87 creches municipais, 48 conveniadas e quatro escolas que fazem o atendimento de creche. Até o fim do ano, outros sete Centros de Educação Infantil deverão ser entregues à população.
No próximo 2 de maio, um dia após a data do trabalhador, começa a funcionar o Centro Educacional Infantil Mário Quintana, no bairro Vila Velha, uma das áreas mais pobres de Fortaleza. A creche atenderá em período integral e com pré-escola para 260 crianças, inclusive para alunos com deficiência.
É mais uma creche construída por decisão do Orçamento Participativo (OP), o que nos dá uma garantia de eficácia na destinação do dinheiro público.
O OP e a construção de creches são novidades na gestão pública de Fortaleza trazidas por um governo democrático, socialista e republicano.
Decidimos inverter prioridades, na hora de investir o pouco recurso financeiro disponível, e levar o poder público aonde ele ainda não havia chegado. Fizemos o que ninguém fez, fizemos o que precisava ser feito. O desafio maior agora é ampliar e aprofundar a presença do Município e manter um projeto popular de governo. Mesmo que isso ameace e contrarie os que querem o discurso da “educação” só como plataforma eleitoral.
Luizianne Lins
luiziannelins@bol.com.br
Prefeita de Fortaleza e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário