terça-feira, 20 de março de 2012

Fortaleza sedia planejamento da Direção Nacional e reunião do Conselho Político da JPT

Em Fortaleza, a juventude petista realizou o planejamento da Direção Nacional e o conselho político da JPT

A atividade foi realizada em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES). Durante os três dias do encontro foi debatido e elaborado o plano de trabalho anual da JPT. Participaram do planejamento e dos debates, os membros da direção nacional da juventude petista, secretários (as) estaduais e alguns movimentos sociais convidados.

Estiveram presentes o deputado federal (PT-CE) e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, o secretário nacional de Organização, Paulo Frateschi, o diretor da Fundação Perseu Abramo e membro da direção da Coordenação Nacional das Entidades Negras (CONEN), Flávio Jorge Rodrigues, a Secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo, o Secretário Municipal de Políticas de Juventude, Afonso Tiago e Jean Tible da Fundação Friedrich Ebert (FES), o novo secretário de Juventude do PT Ceará, Ícaro Gaspar, além de diversas lideranças do PT.

Em menos de dois meses a secretaria nacional esteve presente em metade do país dando posse as direções estaduais e consolidando a JPT em todo Brasil. “Realizar o conselho político e planejamento com esta grande participação é fundamental para o inicio desta gestão. Compartilhamos decisões e construímos com muita unidade nossas ações” afirmou o secretário Jefferson Lima.

No último dia do conselho político foi aprovado uma Resolução Política que versa sobre o papel da juventude petista nas eleições deste ano. O documento discorreu sobre a plataforma que dispute os valores da sociedade como um todo, capaz de dialogar com os anseios da juventude brasileira e demarcar novos direitos como o trabalho decente e a redução da jornada de trabalho, aprofundamento da democratização da educação, participação, livre experimentação, mobilidade urbana, vida segura, alicerçado a valores fundamentais como o combate ao racismo, o machismo e a homofobia. Além disto, a resolução aprovada institui os GTs de Organização, Candidaturas Jovens, Programa de Governo, Modelo de Renovação das Direções, Cultura, Rio+20 e Campanhas Públicas.

Confira aqui a Resolução do Conselho Político

A programação teve um momento importante com a visita ao Cuca Che Guevara. O primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), situado na Barra do Ceará,que foi inaugurado em 10 de setembro de 2009. O CUCA Che Guevara foi criado com o objetivo de proporcionar a vivência plena da condição juvenil, através da disposição de novos espaços e alternativas de desenvolvimento sócio-cultural e econômico. O local abriga atividades diversas do Poder Público e da sociedade civil voltadas especialmente para a Juventude da Regional I.

Inaugurado na gestão petista, em Fortaleza, o CUCA tornou-se uma grande referência em experiência de políticas publicas para a juventude, sobretudo os jovens em situação de vulnerabilidade social. A visita foi recepcionada pelo secretário de Juventude de Fortaleza Afonso Tiago de Souza que esclareceu o funcionamento do equipamento público e a importância dessa política pública para a juventude.

Durante o conselho político aconteceu também a posse da Direção Estadual da JPT do Ceará e do secretário Ícaro Gaspar para o biênio 2012/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário