quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Peteca atua em 94 cidades do Ceará

O Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foi homenageado pelos três anos de existência, na tarde desta quinta-feira (20/10), na Assembleia Legislativa.

 A iniciativa foi da presidente da Comissão de Educação, deputada Raquel Marques (PT). O Peteca é voltado para a promoção de debates nas escolas do ensino fundamental, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.

Segundo a deputada, o programa tem possibilitado a conscientização da comunidade escolar na capacitação de professores e coordenadores pedagógicos em 94 cidades do Estado. “É uma homenagem mais do que merecida a essas pessoas que trabalham em prol de centenas de crianças. No Ceará, 13% das crianças e adolescentes ainda vivem essa situação de trabalho infantil e temos que incentivar o combate”, defendeu.

A parlamentar também ressaltou o incentivo às atividades culturais realizadas pelo Peteca que contribuem para o envolvimento da sociedade no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela parabenizou o Ministério Público do Trabalho como idealizador do programa junto às secretarias de Educação do Estado e municípios e também ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) por ser o parceiro com maior incidência no projeto.

Na ocasião, foi homenageada a professora e pesquisadora da UFC, Célia Chaves Gurgel do Amaral, responsável pelo desenvolvimento de uma série de pesquisas que culminou no livro e no vídeo documentário “Você viu a Rosinha?”, utilizados na capacitação dos monitores e coordenadores pedagógicos do projeto. Ela falou em nome dos homenageados e lembrou como surgiu a ideia de fazer o vídeo com histórias verídicas de crianças que foram exploradas.

O procurador do trabalho e coordenador do Peteca, Antonio de Oliveira Lima, também agradeceu a homenagem e citou o exemplo da professora Célia para o fortalecimento da luta de erradicação do trabalho infantil no Ceará. Ele disse que os bons resultados do Peteca se devem ao trabalho de conscientização e mobilização que vai na raiz do problema, trabalhando a autoestima das crianças e adolescentes e contribuindo para diminuição da evasão escolar. “O Ceará, atualmente, é o terceiro no ranking e temos que mudar essa realidade”, enfatizou.

Também receberam placa comemorativa da AL, o procurador geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo e o presidente em exercício do BNB, Stélio Gama Lyra Júnior. A solenidade contou com a apresentação cultural dos alunos da Escola Antônio Ponciano da Costa, de Aracati; da peça teatral “Manel e seu amigo Juju”; de um vídeo sobre a metodologia, os objetivos e os resultados positivos do programa e do cordel “Multiplicando Consciência”, de autoria do coordenador do Peteca de Beberibe, Marcelino Luis da Silva.



Fonte: ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário