sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Grupo de engenheiros entrega propostas para Elmano de Freitas


Na manhã desta quinta-feira (13) engenheiros ligados a área de saneamento, água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem, além da deputada estadual Eliane Novais, estiveram reunidos com o candidato Elmano de Freitas e sua equipe de governo, para apresentar um diagnóstico dos setores e propostas para o futuro programa de governo do candidato do PT. Dentre as dificuldades existentes no abastecimento d’água em Fortaleza, foi destacada a situação de 22 bairros da capital que sofrem por falta d’agua.(Lagoa Redonda, Alagadiço Novo, Quintino Cunha, Messejana, Pici, Antonio Bezerra, Cristo redentor e Barra do Ceará, dentre outros). Para os especialistas, as multas aplicadas pela prefeitura na CAGECE, concessionária do serviço, estão sendo insuficientes para a agilidade da redução dos problemas. Além do transtorno da falta d’agua, existe o risco do acúmulo de água, que contribui para a transmissão da dengue. Foi sugerido ao candidato que medidas mais efetivas devam acontecer para a agilizar a resolução da questão.

Quanto ao esgotamento sanitário, os engenheiros colocaram as dificuldades da rede coletora de esgoto dos bairros Aldeota, Centro, Beira Mar e Praia de Iracema, que está com a vida útil dos equipamentos vencida (mais de 30 anos) e com baixa manutenção, acarretando transbordamentos constantes dos poços de visita(bueiros). Segundo os especialistas, um dos exemplos mais visíveis da cidade é a situação da Avenida Dom Manuel. A solução apresentada pelos engenheiros é a substituição imediata da rede coletora de esgoto nestas regiões. Também foi colocado que a revisão do contrato entre Cagece e Prefeitura, para a cobertura do serviço de esgoto, que ainda hoje atinge apenas 53,62% da população, deva ser acelerado para atingir a meta de 70%, em 2016.

Sobre a drenagem urbana, foi mostrado o avanço dos últimos 8 anos, na rede macro e micro drenagem, que saltou dos 30% existentes ao longo da história de Fortaleza, para 50% nos últimos 8 anos. Foi sugerido a Elmano de Freitas que este ritmo de execução de novos pontos de drenagem e recuperação das antigas sejam mantidos. Quanto à problemática dos resíduos sólidos foi diagnosticado que o incremento da atividade econômica de Fortaleza tem aumentado significativamente a quantidade de resíduos coletados. Sendo gerados – somente em resíduos domiciliares – a quantidade de 50 mil toneladas por mês. Dentre outras propostas, o aumento da cobertura da coleta seletiva na capital é uma das soluções.

Elmano de Freitas foi informado sobre o possível processo de privatização da água, revelado pelas consultorias econômicas do sul do país, dando conta que o grupo Galvão Engenharia estaria negociando com o governo Cid Gomes a privatização da CAGECE. Diante do colocado, o candidato se postou contrário a esta iniciativa. Um documento completo sobre as questões apresentadas foi entregue a Elmano de Freitas, que deverá tornar público o seu conteúdo e somá-lo ao seu plano de governo. Participaram do encontro os engenheiros Jadson Sarto, Carlos Ancelmo, Paulo Pequeno, Sergio Novais, Reinaldo Carleal e a arquiteta Daniela Valente, além de assessores da deputada Eliane Novais.

Fonte: com informações de O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário