terça-feira, 14 de agosto de 2012

“Renovação é fundamental, mas com qualidade”


Ítalo Beethoven na disputa pela Câmara Municipal de Quixadá

Quixadá (CE), no semiárido nordestino, tem um quarto da população formada por jovens. Em média, cada residência conta com dois jovens moradores. Para representá-los na Câmara Municipal, o jovem petista Ítalo Beethoven, de 29 anos, disputará as urnas neste ano.

Filho de trabalhadores de Quixadá, Ítalo foi estudar em Fortaleza, onde entrou para o seminário e começou sua militância, aos 15 anos, na Pastoral da Juventude. Foi lá que conheceu o PT e começou a participar da organização partidária. Em 2004, voltou para Quixadá para coordenar a campanha de Ilário Marques – ex-prefeito e atual candidato à prefeitura da cidade.

Com a vitória do PT, Ítalo ingressou no governo Marques, contribuindo com os projetos de juventude da cidade. Atuou, também, durante o governo Lula, na assessoria da 1ª Conferência Nacional de Juventude.

Graduando em Letras, Ítalo é educador popular e desde 2000 coordena o prestigiado Instituto de Juventude Contemporânea. Dentre os vários projetos da ONG, formada por membros das pastorais sociais, está a inclusão digital de jovens das comunidades rurais do Ceará. Outro projeto de que Ítalo se orgulha: “Nós iniciamos a série de debates sobre conselhos de juventude no Ceará”.
Confira a entrevista com o jovem candidato do PT à vereança em Quixadá.

Por que ser candidato
Em 2008 fui candidato pela primeira vez e hoje sou suplente. De lá prá cá, venho construindo esse projeto que não é só meu, mas coletivo. Nós queremos consolidar em Quixadá uma política efetiva de juventude, para que os jovens estejam na linha de frente do desenvolvimento. Nós acreditamos que não existe desenvolvimento se não tivermos participação juvenil. Por isso estou disputando uma cadeira na Câmara Municipal, para termos alguém olhando para esta pauta.

Essa eleição é importante porque Quixadá está sendo convidada a renovar a Câmara Municipal. A população anseia por essa renovação e nós acreditamos que ela se dará com qualidade, sob o jeito petista de legislar. Nossa candidatura congrega todo esse sentimento. Estamos fazendo uma campanha animada, ousada, forte, porque a cidade nos convida a isso. Essa eleição de 2012 convida à ousadia no pleito.

No PT, cada voto é um voto
Foi na Pastoral que conheci o PT. Foi paixão à primeira vista porque o PT é diferente de qualquer outro partido. Suas bandeiras estão relacionadas com os anseios e as reais demandas do nosso povo. No PT cada voto é um voto, cada pessoa é uma pessoa. O dirigente nacional e o militante da base são igualmente importantes.  Isso me encantou, porque era muito semelhante com o jeito que a gente se organizava nas pastorais sociais.

Quixadá foi um dos primeiros municípios do Ceará a serem governados pelo PT. O companheiro Ilário Marques foi eleito pela primeira vez em 1992. Ele já foi três vezes prefeito aqui e está novamente na disputa neste ano. Nossa cidade também foi vanguarda em várias iniciativas do governo federal, como o programa Saúde da Família, criado aqui no município, a partir das nossas experiências.

Principais bandeiras
Em cada casa de Quixadá habitam, pelo menos, dois jovens. Aproximadamente um quarto da nossa população tem entre 16 e 29 anos. É fundamental darmos prioridade a este segmento nos próximos anos. Não dá para Quixadá se desenvolver e crescer sem pensar no fortalecimento e no desenvolvimento da sua juventude. Esta é um bandeira importante porque ao priorizar os jovens nós vamos contribuir com a melhora de vida de praticamente todas as famílias da cidade. Queremos contribuir com o desenvolvimento daquele jovem que hoje está sem estudar, sem trabalhar e que precisa da mão do Estado na sua vida. Contribuir com ele é, sem dúvidas, contribuir para o desenvolvimento da cidade e de sua família.

Outra pauta nossa é a mobilidade urbana. Quixadá está crescendo, seu território urbano concentra 80% da população. No último período, o desenvolvimento e as construções foram feitas sem planejamento porque o atual governo foi desastroso. Nós do PT, inclusive, rompemos com a atual gestão porque ela está na contramão do nosso projeto político. A mobilidade urbana é fundamental, precisamos pensar em estratégias e alternativas para garantir o funcionamento da cidade.

Vagas precisam atender jovens da cidade
Educação é, também, um tema fundamental. Quixadá é um polo universitário. Precisamos não só fortalecer ainda mais essa característica do nosso município, criando alternativas e ampliando sua capacidade mas também garantir que a ampliação das vagas às universidades contemplem os jovens de Quixadá. Hoje, elas são preenchidas por pessoas de fora da cidade, porque nossos jovens não estão preparados. Queremos, portanto, mais cursos preparatórios e, obviamente, o fortalecimento do ensino médio de qualidade. E, também, uma formação profissional diretamente relacionada às demandas da nossa cidade, para que possamos superar os gargalos gerados pela falta de compromisso da atual gestão.

Por último, a questão ambiental. Quixadá é uma cidade quente, está no semiárido nordestino e nós temos belezas naturais que merecem toda a atenção, políticas de arborização de plantas nativas na cidade, revitalização do patrimônio que nós temos, como o Açude do Cedro, mas que hoje enfrenta um descaso gigantesco do poder público.

Renovação geracional
A renovação da política vem acontecendo graças ao PT. Nós somos vanguarda também nesta questão. Mudamos o jeito de fazer política no Brasil e, se hoje o debate da renovação política está na ordem do dia, é porque o PT inverteu a lógica e a forma de se fazer política no Brasil. Prova disso é a resolução do último Congresso do partido – pelo menos 20% dos cargos de direção devem ser preenchidos por jovens de até 29 anos. Não existe nada mais avançado em partido algum hoje. É importante para o Brasil oxigenar a política com sangue novo. É um avanço.

Agora, é importante renovar com qualidade. Com quem tem propostas e sabe fazer. Não adianta colocar cara nova no legislativo ou no executivo se ela estiver comprometida com a política conservadora. De nada adiantam os jovens filhos dos coronéis ou dos políticos tradicionais, comprometidos com o jeito velho de fazer política. Nós temos de inovar a política com sangue novo e com qualidade. Com pessoas compromissadas, com partidos e bandeiras que realmente priorizam o nosso povo e visam uma real transformação do país.

Fonte: Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário