sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PT lidera a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

 

Parlamentares petistas continuam liderando lista do Diap
Foto: Site Liderança PT
Partido continua liderando a lista dos "Cabeças do Congresso Nacional", elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap)

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua liderando a lista dos ” Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No levantamento divulgado nesta quinta-feira (16), com o nome dos 100 parlamentares da elite do Congresso, 28 são do PT.

O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), e o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), estão entre os 18 deputados citados como mais influentes do Parlamento. A lista inclui ainda 10 senadores petistas. O PMDB ocupa a segunda posição na lista do Diap, com 16 parlamentares.

Para Jilmar Tatto, a liderança do PT na elite do Parlamento brasileiro mostra o preparo dos quadros do partido. “Estamos no ranking da lista porque temos projetos partidários e pensamos o Brasil de forma republicana”, completou.

Desde 1995 o DIAP faz anualmente uma avaliação da atuação dos parlamentares para definir aqueles que, segundo a entidade, conseguem se diferenciar dos demais pelas suas habilidades. A pesquisa considera a capacidade dos parlamentares em serem protagonistas no processo legislativo como debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.

Para a escolha dos 100 “Cabeças do Congresso” de 2012 a pesquisa do Diap considerou apenas os parlamentares que estavam no efetivo mandato no período da avaliação: de fevereiro a julho de 2012. Assim, mesmo sendo influente, quem estava licenciado do mandato no primeiro semestre deste ano não faz parte da publicação.

Petistas
Além dos deputados Jilmar Tatto, Marco Maia e Arlindo Chinaglia, fazem parte da elite do Congresso Nacional os deputados do PT: Amauri Teixeira (BA); André Vargas (PR); Cândido Vaccarezza (SP); Carlos Zarattini (SP); Dr. Rosinha (PR); Fernando Ferro (PE); Gilmar Machado (MG); Henrique Fontana (RS); João Paulo Cunha (SP); José Guimarães (CE); Nelson Pelegrino (BA) – atualmente licenciado; Odair Cunha (MG); Paulo Teixeira (SP); Ricardo Berzoini (SP); e Vicentinho (SP).

Em ascensão
A pesquisa do DIAP considera ainda os parlamentares que, pelos critérios da entidade, estão “em ascensão” e que poderão futuramente entrar para a elite do Congresso Nacional. O PT também lidera a lista dos 50 parlamentares que estão em ascensão com 13 deputados. São eles: Alessandro Molon (RJ); Benedita da Silva (RJ); Cláudio Puty (PA); Domingos Dutra (MA); Erika Kokay (DF); Fátima Bezerra (RN); José Mentor (SP); Márcio Macêdo (SE); Paulo Ferreira (RS); Paulo Pimenta (RS); Policarpo (DF); Reginaldo Lopes (MG); e Rogério Carvalho (SE).

Senadores
Os dez senadores petistas que estão na elite do Congresso Nacional são: Delcídio do Amaral (MS); Eduardo Suplicy (SP); Humberto Costa (PE); Lindberg Farias (RJ); Jorge Viana (AC); José Pimentel (CE); Marta Suplicy (SP); Paulo Paim (RS); Walter Pinheiro (BA); e Wellington Dias (PI).


Fonte: Vânia Rodrigues, Liderança do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário