O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia (PT), destacou, nesta quarta-feira, 09 de maio, as benfeitorias que a gestão da prefeita Luizianne Lins vem fazendo na estrutura da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. Contestando as críticas feitas pela oposição, Ronivaldo questionou se o vereador em questão sabia onde era prédio da Guarda antes da administração petista. Na ausência de retorno, ele mesmo respondeu: “Antes dessa gestão, a Guarda ficar num terreno nos fundos da sede da atual Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza). Hoje, o órgão tem sede própria”, afirmou.
O vereador enalteceu ainda a compra de novos equipamentos para a Guarda, citando como exemplo a aquisição de viaturas e motocicletas. Hoje, são 44 viaturas e 55 motos, quando, em 2004, não passavam de 10 viaturas e 13 motos.
O líder destacou também eu seu pronunciamento a intensificação, a partir da última segunda-feira, 07, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) das ações de combate à dengue, envolvendo as equipes de controle de vetores, de atendimento nos postos de saúde e hospitais e de vigilância epidemiológica. Com dados da SMS, ele informou que dos 92 postos de saúde, 17 estarão funcionando até julho no horário noturno, das 17h às 21h.
Os 17 postos darão retaguarda aos demais, reforçando os atendimentos dos casos de dengue na capital. Nesses locais serão realizados exames laboratoriais e tratamentos com reidratação endovenosa. Cada um desses postos terá a equipe ampliada, passando a contar com dois médicos e dois enfermeiros.
Segundo Ronivaldo, os oito hospitais secundários da rede municipal também estarão ampliando a escala de médicos e enfermeiros para garantir o atendimento médico-hospitalar à população. Além disso, os hospitais estarão recebendo mais recursos materiais para a área laboratorial, a fim de realizar e agilizar a entrega de exames, reforçando o apoio à rede de atenção primária, formada pelos postos de saúde.
No combate direto ao mosquito Aedes aegypti estarão mobilizados 1.297 agentes de controle focal, trabalhando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os agentes farão visitas domiciliares, abordagens educativas, pesquisas larvárias para verificar o índice de infestação e tratamento químico, mecânico e biológico dos vetores. Já a equipe de controle químico de vetores atuará com 60 profissionais, que farão nebulização espacial por meio de máquinas costais motorizadas – fumacê, das 4h às 8h e das 16h às 20h. A equipe de educação em saúde e mobilização social realizará ações contando com 143 educadores.
A Célula de Vigilância Epidemiológica estará também intensificando os registros de notificação dos casos da doença e acompanhando em tempo real os dados por meio da Central de Informação Epidemiológica, que fornecerá informações atualizadas constantemente, contribuindo, assim, paradirecionar e redirecionar as ações de combate à dengue em Fortaleza. Além disso, serão solicitados da Secretaria da Saúde do Estado 25 carros para pulverização espacial, conhecida como fumacê, em todos os bairros.
Ronivaldo salientou que, além das ações que serão intensificadas, as atividades de controle da dengue em Fortaleza são desenvolvidas ao longo de todo o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário