quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ronivaldo convoca vereadores e sociedade a debater Lei Antibaixaria

O vereador voltou a convocar todos os vereadores e a sociedade a participarem dos debates em torno do Projeto já conhecido como Lei Antibaixaria, de sua autoria

No pronunciamento da última terça-feira (29.05), o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, voltou a convocar todos os vereadores e a sociedade a participarem dos debates em torno do Projeto já conhecido como Lei Antibaixaria, de sua autoria. Trata-se do Projeto de Lei nº 0107/2012, que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos municipais para contratação ou apoio a artistas que em suas músicas desvalorizem, incentivem a violência ou exponham a situação de constrangimento mulheres, homossexuais, negros e negras, ou que incentivem qualquer forma de discriminação, incluindo a exposição do corpo das mulheres.

Segundo Ronivaldo, o objetivo da audiência foi fomentar a discussão em torno do projeto, que está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza, junto à sociedade civil organizada, para que, ao ser aprovada, a lei seja cumprida da forma mais eficiente.

Na ocasião, ele ressaltou a importância da aprovação do projeto e disse que a matéria não ofende a liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal, e sim condena o preconceito e o racismo. “Não podemos mais permitir que se trate a mulher como mercadoria. Defendo que o Estado deve funcionar como agente indutor das manifestações culturais que de fato agreguem conhecimento à população, não devendo ele investir dinheiro público na contratação de artistas que, das mais variadas formas, subjugam as mulheres, os homossexuais e/ou os negros”, ratificou o vereador.

Ronivaldo informou ainda que, até a aprovação da lei, o mandato pretende realizar mais debates em conjunto com a sociedade civil organizada, as Coordenadorias de Mulheres da Prefeitura de Fortaleza, Diversidade Sexual e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SDH) e a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Festas juninas

Aproveitando a ocasião, Ronivaldo Maia convidou todos a acompanharem os eventos juninos promovidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. “Hoje, a gestão da prefeita Luizianne Lins realiza, promove e apoia os festejos juninos e os reconhece como uma das principais manifestações populares da capital cearense. Isso estimula o turismo e a geração de emprego e renda”, ressaltou. Ele informou que o Arraiá de Fortaleza, nos dias 9 e 10 de junho, levará ao palco do Mercado dos Pinhões o sanfoneiro e compositor Dominguinhos.

Já entre os dias 26 e 29 de junho, acontecerá a tradicional Festa de São Pedro dos Pescadores, que se desdobra entre a Praia do Mucuripe e a Barra do Ceará com quermesses, apresentações de quadrilhas e procissão marítima de jangadas.Uma outra ação destacada pelo líder é o Edital de Festejos Juninos de Fortaleza, apoia 30 festivais em diferentes bairros, 4 eventos juninos de rua e 72 quadrilhas por meio de edital de seleção pública acompanhado pela coordenadoria de Culturas Tradicionais Populares.

“Hoje, Fortaleza possui um dos principais movimentos de festejos juninos do Brasil, contando com mais de 100 festivais espalhados por diferentes bairros e cerca de 120 quadrilhas”, salientou o vereador. A programação detalhada dos festejos juninos está disponível em www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário